domingo, 30 de março de 2014

#38 A música une as pessoas


Toco para aí há uns 20 anos mais coisa menos coisa. 

Recordo ter passado por inúmeros géneros musicais, onde se contam por exemplo as várias variantes do heavy metal, os vários compositores nos diferentes períodos da música clássica, as várias vertentes do jazz... sei lá eu que mais.

Sempre escutei, pelo prazer de encontrar a beleza em quase qualquer género. Aprecio nuns casos o rigor técnico. Noutros, a novidade com que exploram texturas, mesmo com abordagens oriundas dos menos audíveis géneros abstractos e contemporâneos. 

Umas músicas, tocam-me pela sua simplicidade, outras pela forma complexa e técnica utilizada. Umas, pela bestialidade e brutalidade que carregam, já outras... pelo suave toque que me produzem na alma. 

Com muitas chorei e sorri, vezes sem conta.

Desde a minha "primeira bateria à qual limpava o pó todos os dias", até às aulas de solfejo no Centro Cultural de Algés e depois mais tarde a entrada no curso da Escola de Jazz do Hot Clube: muito aconteceu.

Vários concertos dados por todo o país, muitos instrumentos de percussão abordados até à exaustão, uns acordes sofríveis na guitarra, um razoável conhecimento da viola baixo, o curso de produção musical num programa específico, outro curso profissional de DJ... até mais recentemente uns toques cada vez mais sensíveis no apaixonante e eterno piano...

Como viver sem música? Como evitar utilizar essa linguagem por excelência e conceder-lhe até a primazia na comunicação com quem comigo se cruza?

É sem dúvida "possível amar quem não ouve a mesma canção"... mas que é mais difícil, é! Certamente!

Relembro conversas musicais sem conta com os(as) que mais gosto, partilhando conhecimentos, músicas, sensações, momentos inesquecíveis! 

Hoje em dia de tudo ouço um pouco, regressando à minha velha e extensa audioteca vezes sem conta, onde encontro dos géneros que ouço há mais tempo, até à "world music" que entretanto se tornou quotidiana, intermediada com o trance mais psicadélico, do mais brutal ao mais cinemático.

Ai a música!

Melhor que ela? Nada!


Quer para o nosso auto-conhecimento, como entre duas pessoas amigas, que se amam... melhor? Bom... melhor... talvez... só mesmo o:



S  I  L  Ê  N  C  I  O



2 comentários:

  1. Não fosse a música uma linguagem universal... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Clau... um meio privilegiado, sensível, intenso. Quando bem usado. Senão, pode ser catastrófico :) beijinhos.

      Eliminar