domingo, 2 de março de 2014

#11 Livros/ OSHO "Perigo: Verdade"


Desconcertante. O habitual em Osho.

O combate habitual contra as certezas e os dogmas instalados, sempre em luta pela instalação da "dúvida interrogadora", para que em nós habite e não mais nos largue.

Uma vez mais, Osho combate essencialmente Deus. Declara-o filosoficamente morto e desde sempre uma criação do homem que nele se projecta.

Citando como sempre Jesus, Buda, Mahavira, Lao-Tsé e tantos outros mestres Sufi e Zen. Mas também Heraclito, Marx e tantos outros.

Como sempre, com muitos pontos de encontro com o que eu próprio penso em muitas matérias, ainda que sempre mais radical - técnica que utilizava desde sempre para "agitar as águas".

Mais um grande livro deste Guru que não queria seguidores, em mais uma das suas grandes conversas/conferências, reproduzidas em inúmeros livros pelos que o acompanharam.

Retenho esta grande frase com a qual me identifico na íntegra, a dado momento na pag.203:

"Quando a mente sabe, chamamos-lhe conhecimento. Quando o coração sabe, chamamos-lhe amor. Quando o ser sabe, chamamos-lhe meditação."


2 comentários:

  1. "Quando a mente sabe, chamamos-lhe conhecimento. Quando o coração sabe, chamamos-lhe amor. Quando o ser sabe, chamamos-lhe meditação." Extraordinário!... Não faço meditação transcendental mas começo a ficar com vontade, os remédios estarão a ter algum efeito em mim. Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dinamene, como te havia dito: toma os que quiseres... e não te queixes da sobredosagem. Vale bem a pena... :)

      Eliminar