segunda-feira, 9 de junho de 2014

#103 Viciado em livros


Acho que todos quantos gostamos de ler, em algum momento tivemos o sonho de ter um dia uma casa com uma biblioteca gigante só para nós.

Uma biblioteca a sério, com livros de perder de vista, com vários pisos, daqueles de se ter que subir a escada para ir lá acima buscar um título... ahhh...

E depois claro, tempo para os ler!

Recordo os tempos em que frequentava bibliotecas com regularidade. Depois, ganhei eu próprio o meu dinheiro e comecei a comprar mais livros. E depois ainda, a internet surgiu e com ela todo um novo mundo de possibilidades.

Continuo no entanto a gostar dos livros físicos. A manter aquela velha máxima: "um livro, um amigo" e a gostar de os folhear, de lhes sentir a textura, de lhes limpar o pó que acumulam ao longo dos anos.

Nem sempre leio muito... tem vezes! Nalgumas alturas devoro livros. Noutras, paro, penso e faço outras coisas, até porque de facto o tempo não chega para tudo.

Hoje em dia, sinto-me mais próximo de tomar a atitude de dar todos os meus livros, ou de pelo menos continuar a possibilitar que outros os leiam.

Na verdade, adoro poder disponibilizar "esses mundos por onde andei e ando ainda", a outros(as) para que façam essas viagens também.

E quão bom é ter quem comigo os discuta e comente volta e meia. É da discussão que nasce a luz, no confronto com a crítica, na observação de outros pontos de vista, enfim: na partilha.

LER, é um dos grandes remédios de sempre.






* a foto que ilustra este texto, é da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, construída no séc. XVIII, possuindo cerca de 250.000 volumes e sendo uma das mais belas do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário