segunda-feira, 3 de novembro de 2014

#167 (RE)VISITANDO O #86


Nunca foi o meu plano repetir um único post neste meu blogue. Mas, agora que se aproxima vertiginosamente o dia 5 de Novembro, em que irei entrar em clausura - segundo é meu desejo - revisito o post #86 e percebo que nada mais há a dizer que não republicá-lo. E entrar ainda mais no ambicionado universo de silêncio. Assim sendo, aqui vai ele:



DOZE HORAS DE MEDITAÇÃO POR DIA? DURANTE DEZ DIAS?

Emoções fortes é o que muitos procuram durante a vida. De alguma forma também eu o tenho feito.

O desconhecido, a mim sempre me atraiu. Desde miúdo. 
Uns fogem, a mim atrai-me.

Sempre li e documentei-me fortemente, antes de todas as viagens interiores ou de transformação, que fiz. 

Só assim sei estar na vida, difícil que foi em criança, conseguir resistir à asma que me tentava levar, com as complicações daí decorrentes.

O tempo passa. Umas coisas começam a fazer mais sentido que outras e a definição de emoções fortes, também ela se altera.

Por ventura, até se complica.

Este ano, tem sido "um ano daqueles". Soma-se o aumento da intuição, a outras características que saúdo.

À medida que avançam os dias, percebo que o tempo que chegou a mim, é de excepção. 

Mas... quantos de vós aguentariam, ou se submeteriam a este calendário? 

04:00    Chamada
04:30-06:30Meditação na sala ou no quarto
06:30-08:00Desjejum e descanso
08:00-09:00Meditação em grupo na sala
09:00-11:00Meditação na sala ou no quarto, segundo as instruções do professor
11:00-12:00Almoço
12:00-13:00Descanso e perguntas individuais com o professor
13:00-14:30Meditação na sala ou no quarto
14:30-15:30Meditação em grupo na sala
15:30-17:00Meditação na sala ou no quarto, segundo as instruções do professor
17:00-18:00Lanche e descanso
18:00-19:00Meditação em grupo na sala
19:00-20:15Palestra do professor na sala
20:15-21:00Meditação em grupo na sala
21:00-21:30Perguntas abertas na sala
21:30Repouso. Apagam-se as luzes


Assim é um Retiro de Meditação Vipassana - a técnica de meditação cuja lenda conta que Buda utilizava, há cerca de 2500 anos atrás, precisamente quando ascendeu. 

Questões religiosas à parte, o que sei é que são sempre inscrições limitadas, listas de espera complexas, questionário.

Uma vez conseguindo, lá as refeições são vegetarianas, não há telemóveis, nem computadores, nem livros, nem música, nem blocos para apontamentos, nem as pessoas falam umas com as outras - nem se olham sequer - até ao último dia, em que se comunica.

Chegou a minha confirmação para um do retiros. Ainda faltam uns belos tempos*, mas sei que vai ser uma experiência "daquelas".

Talvez um dia vos conte, a caminhada por mais esta escada astral, por este atalho que vou apanhar. 

Link: O QUE É A VIPASSANA EM 17m


* "faltavam uns belos tempos", a 23 de Maio deste ano, quando publiquei o post #86 original. Passaram-se alguns meses e...:

É chegado o momento. Levo-vos pois, comigo no peito! 

...no mais absoluto  


S I L Ê N C I O

4 comentários:

  1. Desejo que esta experiência seja maravilhosa e que contribua para dares mais um passo ou uma corrida :) na tua ascensão. Acredito que sim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto já de regresso te respondo: "Ó se foi!" :D
      Beijinhos com saudades Liliana!

      Eliminar
  2. Neste momento já estás a cumprir o teu retiro...ficamos a aguardar o "regresso" ....porque egoistamente gostamos de ler as tuas postagens, porque queremos saber o que nos vai dizer, porque queremos ver a "diferença" que vais ganhar.
    Excelente retiro, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como sempre, uma simpatia, Ana. Grato pelo teu carinho! Estou de volta e bem mais rico... beijinhos.

      Eliminar